A proposta das Trocas Solidárias preconiza o desenvolvimento comunitário, as ações coletivas e a cooperação entre as pessoas, colocando os seres humanos como sujeito e finalidade da atividade econômica e, por conseqüência questiona o atual modo de produção e sistema monetário. Nesse sentido, elas estimulam novas práticas de consumo, propondo a sociedade consumir não apenas por gosto, mas como um ato ético e político. Dentro dessa perspectiva o Mercado de Trocas Solidárias de Livros da FURG (MTSLivros/FURG) é um resultado direto desse trabalho, que funciona desde 2006, e resulta do projeto Trocas Solidárias que existe desde 2003, ambos vinculados ao NUDESE da PROEXC. O MTSLivros/FURG, por meio da estruturação de um espaço solidário de integração, oferece a possibilidade de acesso ao conhecimento e leitura, tanto para comunidade universitária, como para a comunidade em geral, criando a oportunidade de aquisição de livros e revistas a partir da troca, seja ela direta ou por moeda social.
Dentro dessa lógica o MTSLivros/FURG tem por objetivos: estimular a leitura e facilitar o acesso a livros e revistas sem o uso do dinheiro oficial, possibilitando a circulação do conhecimento por meio da troca de um livro já lido, por outro. Esse resgate da troca ou do escambo como solução para o enfrentamento das escassezes possibilita a satisfação de necessidades imediatas, nesse caso de leitura.
Para desenvolvimento das atividades, o projeto utiliza metodologias participativas, baseadas em dinâmica grupal explícita e no método ação-reflexão-ação. O trabalho é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, onde todos os membros participam de todas etapas do trabalho, alternando funções e permitindo o exercício da autogestão.
Dentro dessa lógica o MTSLivros/FURG tem por objetivos: estimular a leitura e facilitar o acesso a livros e revistas sem o uso do dinheiro oficial, possibilitando a circulação do conhecimento por meio da troca de um livro já lido, por outro. Esse resgate da troca ou do escambo como solução para o enfrentamento das escassezes possibilita a satisfação de necessidades imediatas, nesse caso de leitura.
Para desenvolvimento das atividades, o projeto utiliza metodologias participativas, baseadas em dinâmica grupal explícita e no método ação-reflexão-ação. O trabalho é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, onde todos os membros participam de todas etapas do trabalho, alternando funções e permitindo o exercício da autogestão.
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