Histórico do Evento


O Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental surgiu da iniciativa dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG (PPGEA), que sentiram a necessidade de refletir sobre o quefazer do educador ambiental.  

A relação entre teoria e prática da pesquisa em EA e a reflexão acerca do papel do educador diante dos acontecimentos ambientais, foram tema da primeira edição do evento, que ocorreu de 15 a 31 de outubro de 2008, reunindo docentes e discentes do PPGEA, o Núcleo de Estudos e Monitoramento Ambiental (NEMA) e representantes do Ministério do Meio Ambiente. O encontro possibilitou a discussão sobre o processo de constituição dos educadores e pesquisadores ambientais, incitando a reflexão sobre a sintonia entre as demandas da crise ambiental e os fundamentos do Programa.

Em 2010, partindo dos resultados do I Encontro, foi realizada a segunda edição do EDEA com a proposta de repensar os estatutos teóricos e práticos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, a fim de aprimorar a qualidade da formação de discentes e docentes.

Os resultados do I e II EDEA foram de significativa importância para a continuidade da construção qualitativa do PPGEA, visto que tanto a comunidade docente quanto a coordenação do Programa, posicionaram-se disponíveis para as reestruturações que permitissem a confluência de compreensões e ações com a complexidade demanda pela crise ambiental vigente.

A terceira edição do Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental acontece de 11 a 14 de maio, no CIDEC- SUL, localizado no Campus Carreiros da FURG. O tema deste ano, Semeando Ideias, Colhendo Diálogos é um convite ao diálogo continuado, que transcenda o espaço da universidade e que possa ser de fato, “colhido” no dia-a-dia das relações ambientais.


Conheça o I EDEA




Conheça o II EDEA


Livro: Contribuições à Educação Ambiental
Organizadores: Humberto Calloni e Paulo Ricardo Corrêa da Silva