10 de mai. de 2011

Pré-EDEA! Matéria divulgada no Jornal Agora

A edição online do Jornal Agora destaca a realização do 3º EDEA. Abaixo, confira o texto na íntegra:

Furg discutirá crises ambientais no 3º EDEA

Disponível em: http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=1&n=11409

As crises ambientais, cada vez mais comuns nos noticiários brasileiros, são resultado dos fenômenos próprios da natureza, mas também da ação irresponsável do homem em relação ao meio ambiente. Recentemente as chuvas causaram na região sul do estado inúmeras perdas humanas e materiais, que seriam amenizadas com um melhor relacionamento entre o homem e a natureza.
O 3º Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, que acontecerá de 11 a 14 de maio, no CIDEC-SUL, localizado no Campus Carreiros da FURG, pretende colocar em pauta as tragédias ligadas as questões ambientais e o papel da educação como prevenção a tais acontecimentos.

A nova educação ambiental


É enganoso o senso comum de que os ambientalistas tratam especificamente da conservação da natureza, animal e vegetal, em um viés biológico. Uma das propostas do 3º EDEA é romper com essa idéia, mostrando para a comunidade em geral que a educação ambiental pensa o homem como parte da natureza e não como um ser isolado.
A educação ambiental não deseja separar a natureza do contado com o homem para preservá-la, mas sim, estabelecer através da educação a melhor forma de convivência entre eles. Segundo a organização do evento, “o meio ambiente é um híbrido entre a ação social do homem e a beleza da natureza. Queremos é educar e sermos educados para compreender e respeitar a natureza em um convívio saudável e harmonioso”.
O 3º EDEA pretende mostrar através do diálogo entre a universidade e a comunidade que é possível promover a dignidade do homem e da natureza através de gestos simples da vida cotidiana como, por exemplo, através da separação do lixo, assim como por meio de políticas públicas de grande alcance social.

O calendário e os convidados


Inúmeras são as atividades que serão realizadas no 3º EDEA. Quarta-feira, dia 11, a abertura do evento contará com a conferência da professora Ana Dominguez da Universidade da República – Uruguai, intitulada Desafios atuais da Educação Ambiental. Em um amplo apanhado serão traçadas as linhas fundamentais do debate entorno da educação ambiental contemporânea.
Nesse mesmo dia será promovida uma mostra de vídeos ambientais organizada pelo professor Cláudio Azevedo, onde serão veiculados produções dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da FURG e outros que abordam o tema ambiental.

Quinta-feira, segundo dia do evento, a psicologia invade o evento com a palestra Abrindo a Caixa Preta da P-36: A intervenção das três ecologias na catástrofe sócio-ambiental, ministrada pelo professor Eduardo Losicer. Losicer possui grande experiência na análise da psicologia-institucional com relação aos trabalhadores das plataformas petrolíferas e dos conflitos ambientais em que estão envolvidos, paradigma em que a cidade do Rio Grande começa a se inserir através da consolidação do Pólo Naval.
Após, o professor Ney Bruck apresentará a palestra A psicologia na e da emergência, onde tratará dos efeitos psicológicos sobre as populações vítimas de desastres ambientais, como deslizamentos, inundações, terremotos, entre outros fenômenos cada vez mais recorrentes nos noticiários internacionais e nacionais.

Sexta-feira serão debatidos assuntos vinculados a educação ambiental formal e informal. Os professores Antônio Soler e Sussana Molon debateram práticas para a promoção da questão ambiental na escola e fora dela, como no espaço doméstico, nas associações de bairro, nos locais de trabalho, conselhos municipais, fazendo notar que a necessidade da educação ambiental é uma responsabilidade coletiva da qual todos nós temos um papel a cumprir.


No sábado ocorrerá uma saída de campo até a Ilha dos Marinheiros. A saída de campo contará com inúmeros pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG, que dialogarão sobre o ecossistema costeiro e os projetos ambientais implementados na região.


Durante o evento ocorreram apresentações de posters, rodas de conversas onde serão apresentados pesquisas relacionadas à educação ambiental e oficinas voltadas práticas ambientais no dia-a-dia. Diversas apresentações culturais permearam as tardes e noites do evento, entre elas: Instrumental Sinfonia Trio, Grupo Teatral Chá de Alecrim, Marquinhos Brasil e Banda. Ficarão permanentemente ao longo do evento as exposições Memória in Vitro - Profa. Teresa Lenzi (ILA/FURG), Marés - Daniela Karg, Pedro Karg e Nara Figueiredo, LAPIS - Profa. Virgínia Machado (PPGEA/FURG) e Grupos de Economia Solidária, GAB: Grupo de Artesãs da Barra, Deguste, UPA: Unidas pela Arte, Grupo de Geração de Renda, CRAS - Cidade de Águeda; assim como as ONG's Vira-Latas e Corações, Grupo pela Abolição do Especismo (GAE-RG), SOS Animais.


Onde e quando?

A terceira edição do Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental acontecerá de 11 a 14 de maio, no CIDEC- SUL, localizado no Campus Carreiros da FURG. O tema deste ano, Semeando Ideias, Colhendo Diálogos é um convite ao diálogo continuado, que transcenda o espaço da universidade e que possa ser de fato “colhido” no dia-a-dia das relações ambientais.

Como participar?


As inscrições para participantes no 3º EDEA podem ser feitas através do blog
http://edeafurg.blogspot.com ou direitamente no local do evento. Os interessados ainda encontrarão no blog do 3º EDEA diversas informações sobre o histórico do evento, programação completa, vídeos ambientais e links relacionados à educação ambiental.

Nenhum comentário: